Como fazer uma monografia

Aprenda hoje como fazer uma monografia.

Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas de apresentação. Afinal, de nada vai adiantar você empenhar todos os seus esforços no desenvolvimento do tema se na hora de apresentá-lo ele não estiver dentro dos padrões estabelecidos. Neste artigo separamos 3 dicas de como fazer uma monografia de forma eficaz e que encante a banca.

Como fazer uma monografia com monografis-3.0

 

3 Dicas para concluir a sua Monografia ou TCC.

Você pode estar com dificuldades para concluir o seu Tcc, o que de fato é compreensível. Com tantas demandas e necessidades que a vida moderna nos exige, torna-se cada vez mais difícil acrescentar a sua rotina a criação de uma quantidade grande de parágrafos e seguir à risca incontáveis normas e regras.

Além disso, quantas vezes você já organizou sua agenda. Se programou e no final as contas não conseguiu concluir efetivamente a sua Monografia.

Apesar de muitas vezes ficarmos sem rumo, e por vezes até mesmo acreditar que não vamos conseguir concluir a tempo, saiba que existe um método que pode te ajudar a atingir o seu objetivo e fazer com que você ganhe tempo e conclua a sua Monografia ou TCC.

Neste artigo vamos apresentar 3 dicas que se aplicadas podem te fazer evoluir, ganhar tempo e te auxiliar em como fazer uma monografia e finalizar o seu TCC. Vamos entender melhor:

Dica 1. Tenha um cronograma bem definido.

A procrastinação pode ser o seu maior inimigo nesta jornada. Portanto não adie processos ou etapas. Busque criar uma rotina de acordo com o seu tempo.

Em geral o prazo para a produção são de 4 ou 5 meses portanto reserve ao menos 1 mês para estudar e fixar pensamentos e trechos importantes do seu texto.

E destine de 3 a 4 meses para a criação do seu texto. Uma hora por dia, duas? Veja qual quantidade você pode destinar a esse objetivo e tenha disciplina. Caso durante a semana você não conseguir desenvolver a agenda proposta, busque tirar a diferença nos finais de semana.

Entenda que imprevistos acorrem, portanto, conte com uma folga. Para caso você passe por alguma situação e não consiga desenvolver a sua monografia por alguns dias.

Dica 2. Use as Normas ABNT a seu favor.

Nem todos gostam da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas o gigante é menor do que parece quando chegamos a um TCC. Com organização e técnica é possível seguir a norma e elaborar uma ótima monografia. Sem ser necessário violar direitos autorais e seguir as regras da ABNT.

O famoso copiar e colar da internet é considerado plágio e o seu trabalho pode ser desqualificado. Para evitar isso, buque dar uma atenção especial para às referências aos autores no padrão da ABNT.

Para não cometer plágio, o ideal é fazer referências aos livros e artigos utilizados, ou seja, ao transcrever uma ideia do autor com suas palavras, não se esqueça de mencioná-lo no texto, atribuindo a sua autoria.

Observe neste ponto, as normas da ABNT para referências (diretas e indiretas), com a devida indicação de autoria (nome do autor, ano de publicação do livro e página).

Outra orientação importante, é que você pegue o manual da faculdade que você irá fazer o curso. Nele poderá haver particularidades específicas que você deverá ficar atento.

Dica 3. Visualize a sua Monografia pronta.

A terceira e última dica é, tenha em mente como ficará o produto final do seu trabalho. Visualize exatamente como você deseja que a sua monografia fique ao término do seu semestre.

Não perca de vista o objetivo do seu TCC. Siga as seguintes etapas para estruturar um bom planejamento: Justificativa (parte onde você irá explicar a importância do trabalho para a área de formação escolhida); Introdução (será um panorama geral do assunto que você irá abordar); Desenvolvimento (trabalho teórico e de pesquisa ou plano de ações) e Conclusão (você fará a amarração de tudo que foi estudado).

Uma sugestão é que mesmo antes de estar finalizado o seu trabalho, você crie a sua conclusão. Mesmo que ela mude posteriormente, você terá uma direção a ser seguida durante a elaboração do seu TCC.

Ao término do trabalho, revise a sua conclusão levando-se em conta os objetivos iniciais. Você conseguiu transmitir a ideia inicial na qual você havia se proposto?

A conclusão requer uma atenção especial, um trabalho bem feito com uma conclusão fraca pode estar arruinado.

Um medo muito comum é: E se der branco no meio da monografia? A principal ferramenta para fugir de períodos sem ideias é revisar as bibliografias e se munir de materiais extras que te auxiliem na criação do conteúdo da sua monografia.

 

Conclusão

Percebeu que concluir a sua monografia não precisa ser uma tarefa difícil ou complicada? Na verdade, pode ser muito simples, seguindo essas dicas você obterá mais resultados e ganhará tempo.

Eu tenho um presente para você. E se eu te mostrasse algo que pudesse facilitar ainda mais a sua conclusão de curso?

E se você tivesse um método eficaz que te permitisse concluir o seu TCC em 7 dias? Sem ser necessário fazer plágios e obedecendo as normas ABNT.

Abaixo separei um artigo especial que irá te auxiliar a executar sua monografia com um método seguro e eficaz. Aprovado por centenas de alunos.

Clique aqui e confira agora.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.359 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...